18 novembro, 2008

Mais "um" Fernando Pessoa





Sou daquelas almas que as mulheres dizem que amam…
”Sou daquelas almas que as mulheres dizem que amam, e nunca reconhecem quandoencontram, daquelas que, se elas as reconhecessem, mesmo assim não as reconheceriam.
Sofro a delicadeza dos meus sentimentos com uma atenção desdenhosa.
Tenho todas as qualidades, pelas quais são admirados os poeta românticos, mesmo aquela falta dessas qualidades, pela qual se é realmente poeta romântico.
Encontro-me descrito (em parte) em vários romances como protagonista de vários enredos; mas o essencial da minha vida, como da minha alma, é não ser nunca protagonista.
O cais, a tarde, a maresia entram todos, e entram juntos, na composição da minha angústia.As flautas dos pastores impossíveis não são mais suaves que o não haver aqui flautas e isso lembrar-mas.”
Livro do Desassossego, Fernando Pessoa





Nenhum comentário: