25 julho, 2009

DUETO: Brasil e Portugal



DUETO
Tu, Eu e Portugal
Eliane Couto Triska

Amo-te Poeta! Embora a distância
Do teu verso de encontro ao verso meu.
O frasco da minha boca é fragrância;
Cálice de aromas o beijo teu.

Já desce a noite a bordar serena
Teu semblante nas linhas da fantasia.
Tecendo da matéria duma estrela,
Palavra a dizer: quero-te minha!

Amo, teu embrião apaixonado.
Sorvo-o gole a gole e destilado.
O brilho confundindo-se ao cristal.

Meu verso é pátrio!É hino!É céu anil!
Nascido ao Sul contorna meu Brasil
E nos teus braços morre em Portugal.




Eu, tu e o Brasil
Cândido
Eu não possuo a tua condição…
Às vezes ganho asas mas não voo
Porque na tua altura ganho enjoo
E volto ao meu humilde rés do chão.

A distância que noto e que lamento,
Não a posso medir desse teu jeito.
Somente horas e metros não aceito,
Porque eu meço a distância por talento.

Adoro o que tu escreves, tua essência,
E às vezes num assomo de demência
Sonho-te nos meus braços, flor de Abril.

E a loucura também tém o seu céu...
Junta a tua patrícia ao meu plebeu
Pra viverem, felizes, no Brasil.


Nenhum comentário: