27 novembro, 2009

Duna... Fragmentos... sobre as aprendizagens




Paul deu de ombros. — Então ela disse que um bom governante deve aprender a linguagem de seu mundo, que é diferente para cada mundo. E eu pensei que ela se referia ao fato de eles não falarem Galach em Arrakis, mas ela explicou que não era isso. Ela queria dizer a linguagem das rochas e das coisas que crescem, a linguagem que você não escuta com seus ouvidos. E eu disse que isso é o que o Dr. Yueh chama de Mistério da Vida.

...

Muitos têm notado a rapidez com que o Muad'Dib aprendeu as exigências de Arrakis. Bene Gesserit, é claro, conhece os fundamentos dessa rapidez. Aos outros, nós podemos dizer que o Muad'Dib aprendeu rapidamente porque seu treinamento básico era em como aprender. Sua primeira lição foi a confiança básica em sua capacidade de compreender. É chocante descobrir quantas pessoas não acreditam em sua capacidade de aprender, e quantas mais acreditam que o aprendizado seria algo difícil. Muad'Dib sabia que cada experiência carrega sua lição.

— de Humanidade do Muad'Dib, escrito pela Princesa Irulan.

...

"Autoconsciência: o defrontar-se com espelhos que passam através do universo, reunindo novas imagens no caminho - infinitamente reflexivo. O infinito visto como finito, a semelhança da consciência transportando fragmentos percebidos do infinito."
"Escolha uma lembrança do passado e compare-a com o presente: Aprenda as conseqüências." "Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão condenados a repeti-lo."

...

Aquele que lança uma luz nova sobre o banal e o ordinário,pode aterrorizar. Não queremos ver nossas idéias modificadas. Ficamos ameaçados por esse tipo de exigência. "Já conheço as coisas importantes", é o que dizemos. Então vem o Transformador e joga fora nossas velhas idéias. .
- O Mestre Zensufi


...

Como é tentador levantar altas paredes e deixar de fora a mudança. Apodrecer aqui, na auto-satisfação do nosso próprio conforto. - Vou falar com suas Instrutoras para que coloquem mais ênfase nos usos sutisdo poder. Ele entendeu mal. - Eu já estou treinando com armas laser. Dizem que sou bom. - Foi o que ouvi. Mas há armas que não se podem segurar com as mãos. Apenas com a mente. Limite-se a observar, e deixará de compreender o que é essencial em sua própria vida. O objeto pode ser formulado deste modo: viva a melhor vida que puder. A vida é um jogo, cujas regras você aprende se mergulhar nele e jogá-lo completamente. Do contrário você sedesequilibra, continuamente surpreso com as mudanças nas jogadas. Os não-jogadores sempre lamentam e se queixam de que a sorte sempre os ignora. Recusam-se a ver que podem criar um pouco de sua própria sorte.

Darwi Odrade, a Reverenda Madre Superiora




Nenhum comentário: