21 abril, 2010

Prece de Francisco de Assis (comentada)





Senhor,  faz de mim um instrumento de tua paz.

- E que eu encontre em mim e habite harmoniosamente  
os meus opostos, aceitando-os e apreendendo 
a ficar em silêncio, contemplando o esplendor da criação -

Onde houver ódio, fazei que eu leve o amor.  

- Aceitando o ódio que possa existir em mim e 
compreendendo toda as faces com 
que o amor pode se expressar -

Onde houver ofensa que eu leve o perdão

- E que eu me permita ter domínio próprio para não 
ofender e apreenda a perdoar a mim próprio quando o fizer -




Onde houver discórdia, que eu leve a união.

- E que eu aceite a discórdia 
como uma possível geradora de união -

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

- Podendo, humildemente, encarar minhas próprias 
dúvidas e buscando em ti o refúgio para elas -

Onde houver erros, que eu leve a verdade.

 - E que eu veja a verdade e as verdades de maneira 
não pragmática, de forma que a “minha verdade” 
não seja a única, nem os erros sejam só os alheios -




Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

- E possa eu conviver e aprender com meus momentos 
de desânimo sem me deixar levar pelo desespero -

Onde houver tristeza, que eu leve alegria.

- E possa suportar a tristeza, 
minha e dos outros, 
sendo alegre, ainda assim -


Onde houver trevas, que eu leve a luz.

- E que essa luz seja a portadora das minhas aprendizagens 
-oriundas dos momentos em que passei na escuridão e fui 
por Ti amparado - e da tua luz que nos guia na vontade de Deus -




Oh, Divino Mestre...

Faz que eu procure mais... 
Consolar do que ser consolado,

- E que eu saiba pedir e aceitar 
consolo quando precisar -

Compreender, que ser compreendido,

- E me esforçar constantemente por conhecer-me 
bem  para ter melhor compreensão do outro e das 
suas necessidades -

Amar que ser amado, 

- Podendo me amar, desenvolvendo o respeito, 
para não cobrar o amor que dôo e dou -




Pois é dando que se recebe, 

- E sabendo receber é que se aprende 
e ensina a dar e doar -

É perdoando, que se é perdoado,

- E experienciando o auto perdão para poder entender 
e aceitar os erros alheios como decorrentes de suas imperfeições: 
condição da nossa humanidade -.

E é morrendo que se nasce para a vida eterna.

- E é vivendo e amando a Deus e a vida 
que se perde o medo de morrer - .



A oração é uma prece pronta. 
Já foi definida por alguém e sofre modificações
apenas para se adequar à passagem do tempo e à linguagem.
A oração "Pai Nosso" - ensinada pelo Mestre Jesus - 
é praticamente igual em todas as tradições religiosas cristãs.
A oração é de domínio público.

A prece, no entanto, é uma adequação às necessidades 
afetivas e intencionais da "criatura-criadora" que a realiza. 
Pode-se, através dela, adicionar e/ou subtrair partes da oração, 
colocando nela o que se passa no coração e na mente 
no momento exato em que é professada.
A prece é de domínio privado, no sentido de que é pessoal, 
singular e intransferível... 
ainda que feita em voz alta e em público.


E que a tua Paz, 
amado Mestre, 
e a tua Luz,
preencham os corações e mentes 
que estão lendo esta postagem, 
trazendo-lhes o discernimento, 
a alegria de viver, 
a crença e a fé conjuntas, 
revigorando-lhes as energias, 
as forças e as vontades de seguir adiante sempre, 
rumo ao aprimoramento e à reforma íntima 
que está nos teus ensinamentos, 
de acordo com a vontade de Deus, 
para que este mundo seja um lugar 
melhor, tanto no domínio público quanto no privado 
Estejam e sejam estas pessoas... quem forem.

E que assim seja.

Muito obrigado por tudo 
e por tanto 
que nos tem concedido!



2 comentários:

Cerikky.. Cesar Ricardo Koefender disse...

Comentada não é a palavra adequada ao título dessa postagem.
Então, vou substitui-la por ampliada.
Pronto. Agora estou satisfeito.

A questão é: não pude trocar, porque enviei link para os amigos do orkut... se mudasse... quebraria o link.
Simples e complicado, ao mesmo tempo, não é mesmo?

Então, a prece quebra com o sectarismo e o pragmatismo das religiões na medida que possibilita o encontro direto e singular com Deus, o Mestre, a divindade.

Outra questão paradoxal: como pode a oração ser uma prece, tal como eu escrevi no final da postagem, se uma é o oposto não complementar da outra?

Se a oração é pronta e a prece é criada-criativa, como pode ser a oração uma prece?

Divagações linguísticas... e semânticas; só isso!

Todo mundo entendeu, né?

Kátia disse...

Amo de paixão esta oração!!!Tão difícil vivenciá-la nestes dias tão exigentes onde muitas coisas que valem tão pouco nos envolvem feito fumaça deixando odores nas roupas, nos cabelos, na pele... na alma. Essa oração sempre me recoloca...e me leva à prece. Toda prece, quando sincera, espontânea e inspirada na necessidade do coração, sempre tem ressonâncias no infinito. Sempre sinto a LUZ DIVINA bater em meu coração quando as faço.

Essa imagem da leoa está supimpa!!!