04 maio, 2012

Metal Sinfônico



No mundo predominantemente masculino do Heavy Metal, surgiu um estilo, um gênero, chamado genericamente de symphonic metal, ou seja, Metal Sinfônico. Caracteriza-se pelo uso de instrumentos musicais clássicos, como o acréscimo de violinos até uma orquestra inteira nas gravações e apresentações ao vivo.

Outra característica marcante é a participação de cantoras líricas, sopranos em sua maioria. Geralmente elas são contratadas para gravar e se apresentar mas não possuem o status de participantes, membros efetivos da banda. Acontece que em muitos casos UMA cantora é chamada e, na minha opinião, sua voz etérea e aguda se perde no meio do peso dos instrumentos e guitarras distorcidas.

Algumas bandas fazem duetos e/ou a cantora é acompanhada por algum indegrante masculino da banda, ocasião em que cantam juntos. São muitas e muitas as bandas, das quais destaco quatro, respectivamente, aqui: Nightwish, Epica, Xandria e Therion, a minha preferida.









Therion é uma questão de paixão à primeira vista e à primeira "ouvida" e terá um post
individual. Por enquanto basta perguntar: alguém consegue imaginar metal pesado, com quatro vocalistas - dois homens e duas mulheres - e... acordes de música árabe? E um visual incrivelmente apurado e bem trabalhado? Pois então, Therion consegue isso e muito mais.


E, aqui, para ver; confira:


É por essa e outras que Therion também é chamada de Opera Metal e Gothic Metal.

Um comentário:

Kátia disse...

Músicas que primam pela criatividade. Em cada uma das bandas, senti a diferença que fazem, tornando-as únicas.
São diferentes umas das outras, não são cansativas
e são super, super bem feitas!

Agora, Christopher é um gênio!
Absolutamente espetacular a banda Therion!

Ameiiiiiiiiii de paixão, o vídeo da música "The Rise Of Sodom And Gomorrah". De perder o fôlego!!!

Estarão em breve no Brasil para um show? Eu vou!

.